Desidério Lázarosaxofone tenor e soprano

    Biografia

    Nascido em Faro a 1982, Desidério Lázaro iniciou os seus estudos de flauta aos 6 anos de idade, mudando-se para o clarinete aos 10. Estudou música clássica nos conservatórios de Faro e Setúbal, onde foi aluno de Paulo Gaspar, e foi membro da Orquestra Clássica Juvenil do Algarve, Orquestra de Metais do Algarve, Camerata Musical do Barreiro e diversas bandas filarmónicas e agrupamentos de música de câmara.

    Mais tarde, em 2002, ingressou no estudo da música jazz e do saxofone na Escola de Jazz Villas Boas (Hot Clube) novamente com Paulo Gaspar e Pedro Moreira.

    Dois anos mais tarde, Desidério mudou-se para Amsterdão onde terminou com mérito a licenciatura em Jazz no Conservatório de Amesterdão e onde teve oportunidade de estudar com Ferdinand Povel, Jasper Blom e Dick Oatts.

    Em 2010 lançou o seu primeiro disco em trio, “Rotina impermanente” (JACC Records) e, em Setembro de 2012, o seu segundo disco, “Samsara” (pela Sintoma Records, editora independente de que Desidério é também co-autor), igualmente referenciado como um dos melhores discos do ano, nomeadamente pelo diretor da Antena 2, João Almeida.

    Em 2013, edita o seu terceiro disco de originais, novamente com o trio, “Cérebro: Estado Zero” (Sintoma Records), ao mesmo tempo que termina o Mestrado em Jazz Performance na Escola Superior de Música de Lisboa.

    Dois anos mais tarde, Desidério torna a apresentar um projecto da sua autoria – “Subtractive Colors” -, no lançamento de um disco homónimo.

    Apresentando-se regularmente em palco, em diferentes salas de espectáculo e festivais e com os mais variados projectos quer como sideman quer como líder, Desidério Lázaro é também professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade Lusíada.

    www.desideriolazaro.wordpress.com