Sérgio Pelágio

    Biografia

    Iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o Jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994, Farol Música Lda).

    Viveu em Nova Iorque entre 1987 e 1989 onde foi aluno do guitarrista John Abercrombie. Em 1992, criou o grupo Idefix, e editou o CD Idefix live (1992, Miso Records).

    Em 2002 editou Bandas sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real.

    Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Eslovénia, Reino Unido, Irlanda, Hungria e EUA. Criou em 2009 o projecto para a infância Histórias Magnéticas, amplamente apresentado em Portugal e também em África (Cabo Verde) e no Oriente (Timor e Macau).

    É guitarrista no trio do contrabaixista Mário Franco com o qual gravou o CD “Our Door” (Toap Records 2013). É professor de guitarra na Escola de Jazz Luis Villas Boas em Lisboa.